Finalizada licitação para contratação de estações de monitoramento hidrológico
Publicação:
Homologado hoje (08.05.2025) o pregão eletrônico n.º 9105/2025, para contratação de serviço de implantação e operação de 130 (cento e trinta) estações de monitoramento hidrológico na modalidade nowcasting de missão crítica no Estado do Rio Grande do Sul.
A contratação está alinhada com a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil instituída pela Lei nº 12.608 de 10 de abril de 2012 e do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, instituído pelo Decreto Estadual nº 51.547, de 03 de junho de 2014.
A prestação de serviço deverá incluir a instalação do conjunto de suporte das estações hidrológicas, com sensores de nível de rio e precipitação, e das estações meteorológicas, com sensores de velocidade e direção do vento, umidade, pressão atmosférica, temperatura e precipitação.
Também deverão ser fornecidos software supervisório, sistema de telemetria, sistema de energia fotovoltaica off-grid, transmissão de imagens dos pontos de monitoramento, além de serviços de manutenção preventiva e corretiva de todo o sistema. Adicionalmente, o serviço deverá contemplar o fornecimento de horas técnicas para consultoria, configuração e parametrização conforme as necessidades identificadas.
O foco da presente contratação é a qualificação da previsão e monitoramento hidrológico realizado pelo Estado do Rio Grande do Sul, possibilitando melhor monitoramento, acompanhamento e emissão de alertas por parte da Defesa Civil do Estado através da obtenção de informações detalhadas colhidas por meio de estações telemétricas de última geração, informações estas levadas a interpretação por profissionais da meteorologia e hidrologia.
A demanda engloba as iniciativas do Plano Rio Grande, instituído com o objetivo de acelerar e organizar os processos e projetos de reconstrução do Estado, fortemente afetado pelas chuvas de 2024. São previstas ações de curto, médio e longo prazo, em três frentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e ações para construir o Rio Grande do Sul do futuro.
O certame contou com a participação de 4 empresas e restou vencedora a MKS Desenvolvimento de Sistemas Ltda., com proposta no valor de R$ 47.175.000,00, que representa uma redução de R$ 1,3 milhão sobre o valor de referência da licitação.