Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Leilão do Cais Mauá é realizado em São Paulo

Publicação:

celic-cais-maua

O governo do Estado realizou nesta terça-feira (6) na B3, em São Paulo, o leilão da concessão do Cais Mauá, um dos símbolos de Porto Alegre. O certame teve uma proposta, do consórcio Pulsa RS, que vai administrar o Cais pelo período de 30 anos, com investimentos previstos de R$ 353,3 milhões para a ampla revitalização e qualificação do local.

Nos cinco primeiros anos, o consórcio se comprometeu a reestruturar o patrimônio histórico e revitalizar as docas. A prefeitura se uniu ao projeto, garantindo livre circulação e proibindo a cobrança de ingresso para acessar o Cais. A arrecadação estimada com o comércio é de R$ 12,5 milhões por ano, e a concessão deve gerar 45 mil empregos diretos, 5 mil indiretos durante as obras e 4 mil permanentes após a revitalização.

O projeto foi elaborado pela Secretaria de Parcerias e Concessões (SEPAR), em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e engloba trecho da Usina do Gasômetro até a Estação Rodoviária, com extensão de 3 quilômetros e área de 181,2 mil metros quadrados.

Ao longo de todo o processo, a Central de Licitações (CELIC), vinculada à SPGG, contribuiu com sua expertise na condução do leilão.
"Outros projetos de concessão estão em estruturação pelo Governo do Estado e a SPGG, por meio da CELIC, é parte fundamental para o sucesso da estratégia nesse processo", destacou o subsecretário da CELIC, Felipe Cruzeiro.

Central de Licitações - CELIC-RS