Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Câmeras corporais devem começar a ser utilizadas pelas polícias do RS ainda em 2024

Publicação:

Os cidadãos gaúchos passarão a contar com uma ferramenta essencial para a melhoria da segurança pública no Estado: as câmeras corporais para as forças policiais. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul tem a expectativa de que câmeras corporais comecem a ser utilizadas ainda em 2024.

A licitação conduzida pela Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic), vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), foi homologada no início da segunda quinzena de abril, e a Ata de Registro de Preços foi publicada na última quinta-feira (25/4). Houve uma economia significativa de 36,1% em relação ao valor estimado da contratação, resultando em um custo mensal de R$ 589,00 para cada câmera fornecida ao Estado.

O equipamento passou por várias fases de avaliação técnica, incluindo testes de bancada, nos quais especialistas verificaram 48 aspectos de funcionamento das câmeras. Esses aspectos incluem a duração da bateria, a integridade da cadeia de custódia (que garante a cronologia dos fatos e a preservação das imagens como potenciais provas judiciais), a gravação contínua e a capacidade de registrar dados de eventos. Também foram avaliados o controle do usuário, a gestão das gravações, os relatórios por operador policial, a localização por GPS, a marca d’água para identificação dos vídeos e a possibilidade de acesso às câmeras durante ocorrências em andamento. O equipamento atendeu a todas as exigências técnicas.

A empresa contratada fornecerá os equipamentos em regime de comodato e será responsável por captar, transmitir, armazenar e compartilhar os dados gerados, seguindo as determinações especificadas pelas forças de segurança do Estado. A manutenção das câmeras também ficará a cargo da contratada.

Texto: Lurdinha Matos/Ascom SSP

Edição: CELIC/SPGG

Central de Licitações - CELIC-RS