Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

História

O Estado do Rio Grande do Sul foi pioneiro na criação de uma área especializada na realização de compras e contratações de forma centralizada.

A centralização dos processos licitatórios no Estado teve origem na década de 1970 com a criação do Departamento Central de Administração de Material – DECAM. Compondo a estrutura da Secretaria da Fazenda, o DECAM foi concebido originariamente para ser o órgão central do Sistema de Compras Estadual.

Em 1997 foi instituída a Central de Licitações – CELIC, por meio do Decreto nº 37.287, ampliando a gestão centralizada para as aquisições do Estado. A CELIC passa a integrar o organograma da então Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, atual Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão.

Desde então, a política de centralização das compras e contratações tem sido um dos diferenciais para que o nosso Estado mantenha sua posição de referência no cenário da Administração Pública brasileira. A especialização dos processos, a profissionalização e o constante aperfeiçoamento dos servidores que atuam na CELIC são os principais fundamentos para a solidez da área.

Ao longo de todos esses anos, a CELIC tem sido fonte de soluções inovadoras para prover a Administração Pública Estadual dos bens e serviços indispensáveis para a implementação das políticas públicas no Rio Grande do Sul, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado. Continuaremos trabalhando para que tenhamos um Estado cada vez mais eficiente, moderno e capaz de atender às demandas do povo gaúcho.

Conteúdos relacionados

Central de Licitações - CELIC-RS