Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Concluída a licitação para concessão do Cais Mauá

Publicação:

Na edição de hoje, dia 18 de março, do Diário Oficial do Estado, foi publicado o ato de homologação do processo licitatório para a concessão do Cais Mauá. O Consórcio Pulsa RS emergiu como vencedor do leilão e será responsável pela administração do Cais pelos próximos 30 anos. O investimento previsto para revitalização e qualificação do espaço é de R$ 353 milhões, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e resgatar a relação histórica do local com o Guaíba. 

O trecho concedido abrange desde a Usina do Gasômetro até a Estação Rodoviária de Porto Alegre, totalizando três quilômetros e uma área de 181,2 mil metros quadrados. Nos primeiros cinco anos de concessão, o Consórcio Pulsa RS se compromete a reestruturar o patrimônio histórico, incluindo os armazéns tombados e o pórtico central, além de revitalizar as docas. No total, são 12 armazéns e 3 docas, estas últimas com possibilidade de edificações para uso residencial e corporativo. A livre circulação de pessoas está garantida, e não será cobrado ingresso para acessar o cais a pé. 

O Cais Embarcadero, inaugurado em novembro de 2021, também faz parte da concessão do Cais Mauá. Localizado entre a Usina do Gasômetro e o Armazém A7, o Cais Embarcadero é um complexo que abriga restaurantes, bares e espaços de lazer. Além disso, está prevista a retirada parcial do muro da Mauá e a implementação de um projeto para contenção de cheias, com a instalação de barreiras fixas e removíveis. 

Com a homologação da licitação realizada hoje, o processo segue agora para a formalização do instrumento contratual pela Secretaria de Parcerias e Concessões. 

 

Central de Licitações - CELIC-RS