O governador Tarso Genro aprovou, no dia 23 de novembro de 2011, o projeto de revitalização do porto Cais Mauá. A obra será executada pelo consórcio Porto Cais Mauá do Brasil S.A., em um modelo de concessão de 25 anos. A empresa depositará anualmente o valor de R$ 3 milhões referente ao aluguel da área, valor este que será utilizado pela Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) para investimento em benfeitorias portuárias. Segundo o escritório espanhol b720, idealizador do projeto ao lado do arquiteto brasileiro Jaime Lerner, os principais objetivos da obra são estabelecer a relação direta e humana entre o rio Guaíba e a cidade, reabilitar o patrimônio e a memória coletiva e criar um novo ícone urbano.
O projeto se dividirá em três áreas:
Zona Central ou setor armazéns
Setor Gasômetro
Extremo norte ou setor docas
Além das três áreas centrais do cais, a obra ainda possuirá dois projetos especiais. O primeiro é a construção de uma ciclovia de aproximadamente 2,5 KM de extensão na faixa de pedestres:
E a segunda, a realização de um muro de água na região das docas, um projeto de alta complexidade científica e arquitetônica: