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Revitalização Cais Mauá

Revitalização Cais Mauá

O governador Tarso Genro aprovou, no dia 23 de novembro de 2011, o projeto de revitalização do porto Cais Mauá. A obra será executada pelo consórcio Porto Cais Mauá do Brasil S.A., em um modelo de concessão de 25 anos. A empresa depositará anualmente o valor de R$ 3 milhões referente ao aluguel da área, valor este que será utilizado pela Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) para investimento em benfeitorias portuárias. Segundo o escritório espanhol b720, idealizador do projeto ao lado do arquiteto brasileiro Jaime Lerner, os principais objetivos da obra são estabelecer a relação direta e humana entre o rio Guaíba e a cidade, reabilitar o patrimônio e a memória coletiva e criar um novo ícone urbano.  

O projeto se dividirá em três áreas: 

  • Zona Central ou setor armazéns 

 

 
Os armazéns construídos na década de 1920 serão revitalizados 

 

 
O espaço poderá ser utilizado tanto pela iniciativa privada quanto pela pública 

                               

 

  • Setor Gasômetro 

                                         

 
Haverá uma ampliação da área verde 

                                                               

  • Extremo norte ou setor docas 

 

 
Espaço antes em desuso será um grande centro de comércio 

                                        

 

 

 
O formato triangular dos prédios chama a atenção pela modernidade 

                                 

                  

 
O estacionamento demonstra o caráter sustentável do projeto 

                              

   

Além das três áreas centrais do cais, a obra ainda possuirá dois projetos especiais. O primeiro é a construção de uma ciclovia de aproximadamente 2,5 KM de extensão na faixa de pedestres: 

 

   

E a segunda, a realização de um muro de água na região das docas, um projeto de alta complexidade científica e arquitetônica: 

 

 

 

No total, serão aproximadamente 3,2 KM de obras, desde a área em frente à rodoviária até o Gasômetro. O início das obras está previsto para agosto de 2012, e o término para 2014. O custo estipulado é de R$ 560 milhões.

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